Fórum Futurália 2019

“Qualificações e Emprego: o que (vou) fazer no Digital?”

O Fórum “Futurália 2019” procurou responder a um conjunto de interrogações que atualmente se colocam com considerável pertinência e que porventura ganharão ainda maior acuidade no futuro próximo, por força dos desenvolvimentos subjacentes à nova vaga de inovações que perpassa toda a economia, em particular a vida empresarial, e de um modo geral, toda a sociedade.

 

Neste contexto, o Fórum Futurália 2019” pretendeu confrontar os desafios e oportunidades da digitalização generalizada da economia, vulgo indústria 4.0, com as exigências e necessidades que se colocam em matéria de gestão dos talentos, das qualificações e competências, de emprego e empregabilidade, de novas formas de trabalho, de novos métodos de ensino e aprendizagem, e de novas formas de organização das empresas.

 

Assim, os 3 painéis suscitaram um vasto conjunto de interrogações que foram debatidas

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A revolução digital em curso altera o tempo e o modo como as pessoas e as organizações pensam, aprendem, trabalham, competem e cooperam, conferindo relevância acrescida ao posicionamento nas redes de conhecimento relacionadas com a educação, formação, ciência e tecnologia.  Sendo certo que a transformação digital generalizada é incontornável, não é menos verdade que apresenta um eixo de grande vulnerabilidade que é a cibersegurança, estando no topo das preocupações de todos (o que faz dessa área uma das mais dinâmicas na geração de emprego altamente qualificado nas próximas décadas).

Releva-se também a ampliação das capacidades humanas através da utilização de auxiliares em interação cognitiva (assistentes pessoais e sistemas peritos em atividades intensivas em conhecimento, onde se incluem também o “machine learning”, e o “deep learning”) associados aos avanços nos algoritmos e nos desenvolvimentos da “inteligência artificial”.  Emergem também formas cooperativas de interação entre humanos e robots. Aprender, trabalhar, inovar, competir e cooperar, requerem qualificações e competências mais elevadas, nomeadamente digitais “tech Skills” e “soft skills”, ou cada vez mais a combinação entre ambas, fazendo apelo a parcerias orientadas para a qualificação e o emprego, no âmbito das quais as competências possam ser valorizadas, promovidas e monitorizadas.

Os desafios relacionados com o trabalho e o emprego do futuro, com características interdisciplinares crescentes, associados aos novos recursos e funcionalidades decorrentes da atual geração de tecnologias digitais, colocam novas exigências e desafios à “escola”, confrontando-a com a sua compartimentação disciplinar, as suas grelhas curriculares, por vezes pouco permeáveis ao diálogo entre os saberes. Apesar disso, novas experiências curriculares e novas abordagens a nível do ensino e da aprendizagem estão a emergir e a afirmar-se, centrando a educação e a formação no aluno e no formando. Mobilizar os professores e formadores e, bem assim, os poderes e instituições públicas e privadas e sociais que a este propósito têm um papel catalisador importante. É este trabalho conjunto que permite superar gaps de “competências digitais” e de “métodos de ensino” na era da transformação digital.

Programa

Fórum Futurália

“Qualificações e emprego: o que (vou) fazer no digital?”

 

Dia 04 de Abril de 2019

PT Meeting Centre – Feira Internacional de Lisboa

 

 Abertura

14h00 – Receção de participantes e networking

14h30:14h45 – Abertura Institucional

  • Jorge Rocha de Matos, Presidente da Fundação AIP

 

14h45:15h40 

1º Painel – A transformação Digital: dados, conhecimento e economia

  • Cibersegurança: uma dimensão crítica
  • Big Data, inteligência artificial e conhecimento

Apresentador Temático: José Manuel Félix Ribeiro, Fundação Calouste Gulbenkian

Moderador: Reginaldo Rodrigues de Almeida, Universidade Autónoma

Oradores:

  • Pedro Mendonça, Centro Nacional de Cibersegurança
  • André Rodrigues, Cisco Portugal
  • António Manzoni, Associação de Empresas de Construção de Obras Publicas e Serviços

 

15h40:16H35

2º Painel – Qualificação e Inovação

  • Aprender: um desígnio económico e social
  • A pedagogia e o digital

Apresentador Temático: Carla Morais, Universidade do Porto

Moderador:  Etelberto Lopes da Costa, Conselho Estratégico da Futurália

Oradores:

  • Paula Ochoa, Universidade Nova de Lisboa
  • Jorge Teixeira, Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
  • Pedro Bem-Haja, Universidade de Aveiro

  

16h35:17h25

3º Painel – Emprego e Inteligência Artificial

  • Conflito ou cooperação?
  • Digitalização e novos modelos de negócio

Apresentador Temático: Mário Figueiredo, Instituto Superior Técnico

Moderador: Margarida Ségard, Instituto de Soldadura Qualidade

Oradores:

  • Luís Miguel Pires, Instituto de Educação Técnica
  • Eugénia Pires, Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR)
  • Tomás Caeiro, fundador da City Check

 

17h25:17h40 – Encerramento

  • Eduardo Marçal Grilo, Presidente do Conselho Estratégico da Futurália

Oradores Forum Futurália

Prof-Marçal-Grilo

Eduardo Marçal Grilo

Presidente do Conselho
Estratégico da Futurália

André Rodrigues

Cisco Portugal

António Manzoni

AECOPS

Carla Morais

Universidade do Porto

Etelberto Lopes da Costa

Futurália

Eugénia Pires

CoLABOR

Jorge Teixeira

Escola Secundária Dr. Júlio Martins

José Manuel Félix Ribeiro

Fundação Calouste Gulbenkian

Luís Miguel Pires

INETE

MargaridaSegard

Margarida Segard

Instituto de Soldadura e Qualidade

Mário Figueiredo

Instituto Superior Técnico

Paula Ochoa

Universidade Nova de Lisboa

Pedro Bem-Haja

Universidade de Aveiro

Pedro Mendonça

Centro Nacional de Cibersegurança

Reginaldo Rodrigues de Almeida

Universidade Autónoma de Lisboa

Tomás Caeiro

Fundador da City Check

Encontro EPALE/ANQEP/Futurália 2018

Este encontro pretendeu assinalar a abertura em Portugal, da III Semana Europeia da Formação Profissional (de 5 a 9 de Novembro) –  associando a temática de discussão da EPALE (A educação de adultos e o desenvolvimento da carreira), num contexto inevitável de interligação da educação, do conhecimento e do património, reafirmado em 2018 a propósito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e de novos desafios e oportunidades inerentes à emergência de uma nova era – indústria 4.0.

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Fórum Futurália 2018

Fórum Futurália
Educação, Património e Conhecimento

A Futurália é o maior acontecimento que se realiza anualmente em Portugal em matéria de oferta de educação/formação e também o que mobiliza mais jovens e demais partes interessadas – mais de 80 mil participantes em 2018 – provenientes de todo o país, tendo como palco a FIL-Feira Internacional de Lisboa. Neste contexto integra-se também o Fórum Futurália que visa antecipar tendências e marcar um posicionamento em matéria de conhecimento sobre temas centrais no campo da educação e formação ao longo da vida, emprego e juventude.

 

Em 2018, o Fórum Futurália teve lugar a  15 de março e,celebrando o “Ano Europeu do Património Cultural”, teve por tema central “Educação, património e conhecimento”. O património cultural nas suas diferentes valências é entendido como um ativo estratégico com uma cadeia de valor muito abrangente e da maior relevância económica, social e cultural para o país. E, no contexto da digitalização generalizada da economia, colocam-se novos desafios e novas oportunidades para valorizar esse património, em que a educação e o conhecimento terão um redobrado papel instrumental.

 

Na verdade, o Património Cultural abrange tudo o que a sociedade preserva e valoriza com o objetivo de garantir a afirmação da sua história e da sua cultura: património arquitetónico; produção intelectual; bens naturais; bens imateriais. Releva-se igualmente toda a produção e realizações associadas ao conhecimento, de natureza material e imaterial, configurando importantes ativos de base e estratégicos que afirmam e configuram trajetórias de sustentabilidade da economia e da sociedade no futuro.

 

Pretendeu-se assim celebrar o valor e a diversidade do património português no contexto europeu, no seu sentido mais global (material e imaterial – valores, memória; ambiente; arquitetura; tradições; ciência e tecnologia) como elemento mobilizador do debate e catalisador de uma nova atitude em consonância com os grandes desafios societais, sociais e económicos atuais. O Fórum foi complementado com uma iniciativa inédita denominada mostra FuturáliaCult.

 

Objetivos

  • Dinamizar um espaço de reflexão e de debate em sintonia com o Ano Europeu do Património Cultural, equacionando, neste contexto, os desafios da transformação digital da economia associados à Indústria 4.0;
  • Apresentar casos de referência relacionados com formas de expressão diversificadas e abrangentes do património cultural e com participação de agentes da educação;
  • Enfatizar a relevância estratégica da educação, do património cultural e do conhecimento para o desenvolvimento económico, social e cultural e para a afirmação do país no contexto europeu.

Alexandre Quintanilha

Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República

Ana Paula Laborinho

Diretora da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura

Arlindo Oliveira

Presidente Instituto Superior Técnico

Augusto Mateus

CEO de AM&A

Eduardo Marçal Grilo

Presidente do Conselho Estratégico da Futurália

Félix Ribeiro

Fundação Calouste Gulbenkian

Gonçalo Azevedo Silva

Fundador da GAP Year Portugal

Guilherme d´Oliveira Martins

Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian

Leonel Moura

Artista plástico

Miguel Castro Neto

Subdiretor da NOVA IMS, Universidade Nova de Lisboa

Paulo Osório

Administrador da Porto Réccua Vinhos, SA

Pedro Colaço

Presidente e CEO da GuestCentric Systems

Programa Forum Futuralia 2018

Encontro EPALE/ANQEP/Futurália 2017

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a Fundação AIP através de Lisboa , Feiras, Congressos e Eventos  promoveram, no dia 12 de Setembro de 2017, um evento dedicado aos desafios inerentes à literacia num mundo em mudança.

Neste contexto, foi celebrado o mês dedicado à literacia na Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) através de uma mesa redonda, envolvendo os embaixadores nacionais desta plataforma, subordinada ao tema “Literacia: ondes estamos e para onde caminhamos?”.

De seguida, foi apresentada a revista “Futurália 2020: Indústria 4.0: Aprender, Trabalhar e Competir” que resultou de uma iniciativa desenvolvida no Fórum Estratégico da Futurália, do qual a ANQEP faz parte.

A publicação explora as consequências da nova revolução industrial do ponto de vista da aprendizagem, do emprego e da cooperação, num mundo globalizado, marcado pela aceleração digital, pela robótica, pela nanotecnologia e pela Internet das coisas. É uma publicação que agrega reflexões em matérias como a da adequação das qualificações aos empregos do futuro, da revisão dos currículos, do reforço da aposta na aprendizagem ao longo da vida e da aproximação entre os domínios da educação, formação e emprego.

PROGRAMA

Fórum Futurália 2017

O Fórum Futurália 2020 e os parceiros do projeto SOLID – South Social Med, debateram a INDÚSTRIA 4.0, no que se refere às suas consequências e desafios em matéria de “educação e formação, emprego e juventude”, numa conferência internacional que se realizou no dia 31 de março de 2017, a qual foi antecedida de Workshops temáticos. “Aprender, trabalhar e competir” face aos desafios que a emergência da Indústria 4.0 coloca, exige uma reflexão profunda, de modo a antecipar os desafios e as oportunidades que se perspetivam a nível da Educação, do Emprego e da Juventude, face à abrangência e profundidade das mudanças de caráter tecnológico, económico e social que estão a emergir e que vão moldar os contornos da 4ª Revolução Industrial e a vida económica e social.

Está a emergir um novo paradigma sustentado na indústria 4.0 (ou 4ª revolução industrial) e na transição energética, com profundas implicações a nível tecnológico, económico e social, alterando profundamente, porventura de forma irreversível e por vezes dramática, o tempo e o modo como aprendemos, trabalhamos e competimos. São mudanças que se consubstanciam em sistemas de TI e sistemas de software inteligentes com custos de produção mais baixos, melhorando a produtividade; inteligência artificial, robótica altamente sofisticada, aprendizagem máquina e novas áreas de pesquisa como o deep learning; sistemas ciberfísicos que ligam o mundo virtual ao mundo das coisas, a Internet das Coisas (IoT); a impressão 3D e a produção aditiva; Big Data; transformam-se cadeias produtivas e logísticas; emergem novos modelos de negócios.

Qual será o impacto no emprego, e nas relações entre empregadores e trabalhadores, da digitalização generalizada da economia? Que profissões e setores serão afetados, de que maneira e em que período de tempo? Que novas qualificações serão necessárias? Como podem ser desenvolvidas novas oportunidades para os indivíduos pouco qualificados, os desempregados de longa duração, as pessoas com deficiência, os migrantes e os jovens desfavorecidos? Estão os sistemas de educação e formação ao longo da vida em condições de responder aos desafios e necessidades em matéria de qualificações e competências? Como é que os resultados do incremento da produtividade vão ser distribuídos? São estas e muitas outras questões que o Fórum Futurália 2020 vai debater. Vão estar envolvidos os atores do diálogo social, tendo em conta a sua capacidade de influenciar muitas das orientações e das políticas em matéria de educação e formação ao longo da vida, emprego e juventude, assim como estarão igualmente envolvidos os atores dos sistemas de educação, formação, ciência e tecnologia, as empresas e outras partes interessadas no tema.

PFF28-03.cdr

Fórum Futurália 2015

Durante a Futurália 2015 decorreu o fórum sobre o tema “Competir na economia do conhecimento” onde foi debatida e avaliada a importância e a oportunidade de internacionalização da oferta de educação e formação bem como de materiais, soluções e aplicações produzidas a nível nacional e/ou em parceria com entidades externas.

Programa Forum Futuralia2015

Forum Futurália

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Encontro EPALE/ANQEP/Futurália 2017