Enquadramento:
O mundo do trabalho está a mudar substancialmente e a uma velocidade vertiginosa. A transformação digital, conjugada com a transição ecológica, associada aos desafios do desenvolvimento sustentável, são as dimensões mais relevantes desta mudança. Emerge uma nova geração de tecnologias digitais (IoT; Blockchain, IA, …) que interage com a transição ecológica e energética. Consequentemente, muda o “tempo e o modo” como pensamos, aprendemos, trabalhamos, competimos, concebemos, distribuímos e acedemos aos bens e serviços. Neste contexto, é prioritário preparar as pessoas, as empresas e demais organizações para mudanças permanentes, muitas delas disruptivas, num mundo em que tudo acelera, e em que emergem novos relacionamentos entre os centros de saber e as organizações, novos modelos de negócio, novas ligações entre grandes empresas e as PME, novas formas de cooperação e estratégias colaborativas.
Muitos postos de trabalho poderão estar em risco com a automação, enquanto muitos dos que permanecem, irão mudar substancialmente em matéria de qualificações, assistindo-se cada vez mais à interação com robôs colaborativos (COBOTS). Novas profissões baseadas em competências emergem.
No que se refere às competências (skills) são diversos os desajustamentos entre a oferta e a procura de trabalho (mismatching), em muitas atividades e setores da economia. É imperioso qualificar (skilling), requalificar (reskilling), renovar e desenvolver competências (upskilling), assim como a gestão de pessoas e talentos
[awsmteam id=”2777″]
Inscrição
Erro: Formulário de contacto não encontrado.
Organização:
Apoio: