Encontro EPALE/ANQEP/Futurália 2017

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a Fundação AIP através de Lisboa , Feiras, Congressos e Eventos  promoveram, no dia 12 de Setembro de 2017, um evento dedicado aos desafios inerentes à literacia num mundo em mudança.

Neste contexto, foi celebrado o mês dedicado à literacia na Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) através de uma mesa redonda, envolvendo os embaixadores nacionais desta plataforma, subordinada ao tema “Literacia: ondes estamos e para onde caminhamos?”.

De seguida, foi apresentada a revista “Futurália 2020: Indústria 4.0: Aprender, Trabalhar e Competir” que resultou de uma iniciativa desenvolvida no Fórum Estratégico da Futurália, do qual a ANQEP faz parte.

A publicação explora as consequências da nova revolução industrial do ponto de vista da aprendizagem, do emprego e da cooperação, num mundo globalizado, marcado pela aceleração digital, pela robótica, pela nanotecnologia e pela Internet das coisas. É uma publicação que agrega reflexões em matérias como a da adequação das qualificações aos empregos do futuro, da revisão dos currículos, do reforço da aposta na aprendizagem ao longo da vida e da aproximação entre os domínios da educação, formação e emprego.

2020-01-18T13:52:56+00:00