Expositor2020-03-04T18:56:41+00:00


Situada na Covilhã, cidade tradicionalmente associada à indústria têxtil, a UBI teve a sua origem no Instituto Politécnico da Covilhã, em 1973, o qual se transformou em Instituto Universitário da Beira Interior em 1979 e em Universidade em 1986. A Universidade encontra-se implantada em construções de elevado valor histórico, cultural e arquitectónico, em antigos edifícios fabris que foram reconvertidos em modernas instalações destinadas ao ensino e à investigação. O respeito pelo passado tem marcado a filosofia da Instituição, que contribuiu significativamente para a reabilitação do património da cidade e da região, através de estruturas como o Museu de Lanifícios, instalado na pombalina Real Fábrica dos Panos.
Apostando cada vez mais na qualidade, a UBI tem investido na criação de laboratórios bem equipados, na expansão das suas instalações - quer as dedicadas às actividades de ensino e investigação, como as necessárias para oferecer aos seus estudantes as melhores condições de trabalho e de apoio social - no progressivo envolvimento em projectos de investigação de âmbito nacional e internacional e, ainda, num corpo docente altamente qualificado.A UBI está organizada em cinco Faculdades, distribuídos por vários edifícios da cidade em quatro pólos, . São elas a Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Artes e Letras e a Faculdade de Ciências da Saúde, abrangendo várias licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Convento de Sto. António 6201-001 Covilhã Portugal

http://www.ubi.pt

grp@ubi.pt

275319700

ENSINO SUPERIOR


 

 

Faculdade de Ciências


Situada no Polo I engloba os departamentos de Matemática, Física e Química. É responsável pelo Ensino e Investigação em áreas de conhecimento que funcionam como suporte fundamental para a afirmação da UBI enquanto universidade de referência no contexto do sistema público de Ensino Superior.
Há boas e práticas razões para a escolha de um curso na área de Ciências. Abrem portas à exploração da criatividade e independência, bem como da capacidade para compreender e enveredar pelas mais diversas matérias.
Quanto a saídas profissionais, os conhecimentos adquiridos na Faculdade de Ciências têm inúmeras aplicações industriais ou empresariais, com algumas empresas altamente lucrativas a explorarem ideias de Física, Química e Matemática para prestação de serviços e fornecimento de equipamentos.

Cursos de 1º Ciclo/Licenciaturas
Bioquímica
Biotecnologia
Química Industrial

Convento de Sto. António 6201-001 Covilhã Portugal

http://www.ubi.pt/

grp@ubi.pt

275 319 700

ENSINO SUPERIOR


 

 

Faculdade de Engenharia


Instalada na antiga Empresa Transformadora de Lãs, a Faculdade de Engenharia é o local onde a tecnologia e a natureza se encontram e se inspiram mutuamente. Pontes e aviões foram áreas pioneiras na UBI, encontrando-se hoje num patamar sólido, construído por anos de aprendizagem e investigação.
Integram esta Faculdade cinco departamentos: Ciência e Tecnologia Têxteis; Ciências Aeroespaciais; Civil e Arquitetura; Eletromecânica; e Informática.
Equipada com laboratórios e salas de trabalho de/e para todos, acolhe unidades de investigação em permanente evolução científica, que promovem a transferência de conhecimento para o tecido empresarial.
Os cursos de Engenharia da Faculdade são acreditados pela Ordem dos Engenheiros nos colégios adequados.

Cursos de 1º Ciclo/Licenciaturas
Arquitetura*
Bioengenharia
Design de Moda
Design Industrial
Engenharia Aeronáutica*
Engenharia Civil*
Engenharia Eletromecânica
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Engenharia Informática
Informática Web
*Mestrado Integrado

Convento de Sto. António 6201-001 Covilhã Portugal

http://www.ubi.pt/

grp@ubi.pt

275 319 700

ENSINO SUPERIOR


 

 

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) acolhe os Departamentos de Gestão e Economia, de Psicologia e Educação, de Sociologia e ainda o de Ciências do Desporto. A FCSH é hoje uma referência nas suas áreas de ação, reunindo as melhores condições para aprender, ensinar e investigar.
A FCSH promove o processo de ensino/aprendizagem intercultural e aumenta o envolvimento dos alunos nas atividades de investigação desde os primeiros anos. Paralelamente cria e fomenta estágios e oportunidades de aprendizagem profissional nas entidades com as quais tem vindo a estabelecer protocolos de cooperação na região, no país e no estrangeiro.
A Faculdade trabalha para se posicionar perante os desafios do século XXI, nomeadamente as capacidades e qualidades transversais dos seus estudantes e docentes.

Cursos de 1º Ciclo/Licenciaturas
Ciência Política e Relações Internacionais
Ciências do Desporto
Economia
Gestão
Marketing
Psicologia
Sociologia

Convento de Sto. António 6201-001 Covilhã Portugal

http://www.ubi.pt/

grp@ubi.pt

275 319 700

ENSINO SUPERIOR


 

 

Faculdade de Artes e Letras


A FAL engloba áreas tradicionais das Letras, como as Línguas e Culturas Portuguesas, Inglesas e Espanholas, ou a Filosofia; áreas das Artes contemporâneas, como o Design ou o Cinema; e áreas mais transversais como as Ciências da Comunicação, com as suas vertentes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. O ensino é assegurado por um corpo docente bastante jovem, maioritariamente doutorado.
Além dos cursos formais, a FAL oferece, no seu Laboratório de Línguas, cursos livres de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão, assegurando ainda o ensino de Português para estrangeiros, incluindo os estudantes Erasmus, mas não só.
Para as suas atividades de ensino e investigação, e decorrente de uma filosofia pedagógica que interliga a teoria e a prática, o saber e o saber-fazer, a FAL possui instalações e equipamentos apropriados, de que se destacam o estúdio de televisão, o estúdio de som, o estúdio de rádio, o laboratório multimédia, a sala de cinema e o laboratório de línguas.

Cursos de 1º Ciclo/Licenciaturas
Ciências da Comunicação
Ciências da Cultura
Cinema
Design Multimédia
Estudos Portugueses e Espanhóis

Convento de Sto. António 6201-001 Covilhã Portugal

http://www.ubi.pt/

grp@ubi.pt

275 319 700

ENSINO SUPERIOR


 

 

Faculdade de Ciências da Saúde


Criada em 2001, a Faculdade de Ciências da Saúde aposta em modelos inovadores de formação, pautados por padrões científicos, pedagógicos e assistenciais de elevada qualidade. Engloba as áreas da Medicina, Biomedicina, Ciências Farmacêuticas, Optometria e Ciências da Visão e está articulada com as unidades de prestação de cuidados de saúde da região.
A metodologia pedagógica inovadora que pratica obedece a três princípios: (1) modelo pedagógico que substitui o sistema de ensino “tradicional”, por um sistema de ensino integrado, baseado no estabelecimento de objetivos e recorrendo, sempre que possível, à aprendizagem baseada em problemas; (2) ênfase na aprendizagem por parte do aluno, em detrimento dos processos que conduzem ao “armazenamento” de informação, sendo imprescindível o binómio “ensino-aprendizagem”, entendendo o ensino como um sistema para a facilitar; (3) controlo continuado da metodologia pedagógica.
No plano da Investigação, a FCS incorpora uma unidade de investigação o CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde, que tem por missão promover investigação científica de grande qualidade nas áreas clínicas, bioquímicas e epidemiológicas.

Cursos de 1º Ciclo/Licenciaturas
Ciências Biomédicas
Ciências Farmacêuticas*
Medicina*
Optometria e Ciências da Visão
*Mestrado Integrado

Convento de Sto. António 6201-001 Covilhã Portugal

http://www.ubi.pt/

grp@ubi.pt

275 319 700

ENSINO SUPERIOR


 

 

Tens alguma questão?

Entra em contacto connosco!





    Voltar para o catálogo de expositores