Fórum Futurália
Educação, Património e Conhecimento

A Futurália é o maior acontecimento que se realiza anualmente em Portugal em matéria de oferta de educação/formação e também o que mobiliza mais jovens e demais partes interessadas – cerca de 80 mil participantes em 2017 – provenientes de todo o país, tendo como palco a FIL-Feira Internacional de Lisboa. Neste contexto integra-se também o Fórum Futurália que visa antecipar tendências e marcar um posicionamento em matéria de conhecimento sobre temas centrais no campo da educação e formação ao longo da vida, emprego e juventude.

 

O próximo Fórum Futurália que terá lugar no próximo dia 15 de março, vai celebrar o “Ano Europeu do Património Cultural”, tendo por tema central “Educação, património e conhecimento”. O património cultural nas suas diferentes valências é entendido como um ativo estratégico com uma cadeia de valor muito abrangente e da maior relevância económica, social e cultural para o país. E, no contexto da digitalização generalizada da economia, colocam-se novos desafios e novas oportunidades para valorizar esse património, em que a educação e o conhecimento terão um redobrado papel instrumental.

 

Na verdade, o Património Cultural abrange tudo o que a sociedade preserva e valoriza com o objetivo de garantir a afirmação da sua história e da sua cultura: património arquitetónico; produção intelectual; bens naturais; bens imateriais. Releva-se igualmente toda a produção e realizações associadas ao conhecimento, de natureza material e imaterial, configurando importantes ativos de base e estratégicos que afirmam e configuram trajetórias de sustentabilidade da economia e da sociedade no futuro.

 

Pretende-se assim celebrar o valor e a diversidade do património português no contexto europeu, no seu sentido mais global (material e imaterial – valores, memória; ambiente; arquitetura; tradições; ciência e tecnologia) como elemento mobilizador do debate e catalisador de uma nova atitude em consonância com os grandes desafios societais, sociais e económicos atuais. O Fórum é complementado com uma iniciativa inédita denominada mostra FuturáliaCult.

 

Objetivos

  • Dinamizar um espaço de reflexão e de debate em sintonia com o Ano Europeu do Património Cultural, equacionando, neste contexto, os desafios da transformação digital da economia associados à Indústria 4.0;
  • Apresentar casos de referência relacionados com formas de expressão diversificadas e abrangentes do património cultural e com participação de agentes da educação;
  • Enfatizar a relevância estratégica da educação, do património cultural e do conhecimento para o desenvolvimento económico, social e cultural e para a afirmação do país no contexto europeu.

Alexandre Quintanilha

Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República

Ana Paula Laborinho

Diretora da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura

Arlindo Oliveira

Presidente Instituto Superior Técnico

Augusto Mateus

CEO de AM&A

Eduardo Marçal Grilo

Presidente do Conselho Estratégico da Futurália

Félix Ribeiro

Fundação Calouste Gulbenkian

Gonçalo Azevedo Silva

Fundador da GAP Year Portugal

Guilherme d´Oliveira Martins

Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian

Leonel Moura

Artista plástico

Miguel Castro Neto

Subdiretor da NOVA IMS, Universidade Nova de Lisboa

Paulo Osório

Administrador da Porto Réccua Vinhos, SA

Pedro Colaço

Presidente e CEO da GuestCentric Systems

FAÇA AQUI O SEU REGISTO

FÓRUM FUTURÁLIA 2017

LER MAIS

INDUSTRIA 4.0

APRENDER, TRABALHAR E COMPETIR

 

Os atores do diálogo social e outras partes interessadas perspetivam a educação, o emprego e a juventude

 

Apresentação

 

O Fórum Futurália 2020 e os parceiros do projeto SOLID – South Social Med, debateram a INDÚSTRIA 4.0, no que se refere às suas consequências e desafios em matéria de “educação e formação, emprego e juventude”, numa conferência internacional que se realizou no dia 31 de março de 2017, a qual foi antecedida de Workshops temáticos. “Aprender, trabalhar e competir” face aos desafios que a emergência da Indústria 4.0 coloca, exige uma reflexão profunda, de modo a antecipar os desafios e as oportunidades que se perspetivam a nível da Educação, do Emprego e da Juventude, face à abrangência e profundidade das mudanças de caráter tecnológico, económico e social que estão a emergir e que vão moldar os contornos da 4ª Revolução Industrial e a vida económica e social.

 

Está a emergir um novo paradigma sustentado na indústria 4.0 (ou 4ª revolução industrial) e na transição energética, com profundas implicações a nível tecnológico, económico e social, alterando profundamente, porventura de forma irreversível e por vezes dramática, o tempo e o modo como aprendemos, trabalhamos e competimos. São mudanças que se consubstanciam em sistemas de TI e sistemas de software inteligentes com custos de produção mais baixos, melhorando a produtividade; inteligência artificial, robótica altamente sofisticada, aprendizagem máquina e novas áreas de pesquisa como o deep learning; sistemas ciberfísicos que ligam o mundo virtual ao mundo das coisas, a Internet das Coisas (IoT); a impressão 3D e a produção aditiva; Big Data; transformam-se cadeias produtivas e logísticas; emergem novos modelos de negócios.

 

Qual será o impacto no emprego, e nas relações entre empregadores e trabalhadores, da digitalização generalizada da economia? Que profissões e setores serão afetados, de que maneira e em que período de tempo? Que novas qualificações serão necessárias? Como podem ser desenvolvidas novas oportunidades para os indivíduos pouco qualificados, os desempregados de longa duração, as pessoas com deficiência, os migrantes e os jovens desfavorecidos? Estão os sistemas de educação e formação ao longo da vida em condições de responder aos desafios e necessidades em matéria de qualificações e competências? Como é que os resultados do incremento da produtividade vão ser distribuídos? São estas e muitas outras questões que o Fórum Futurália 2020 vai debater. Vão estar envolvidos os atores do diálogo social, tendo em conta a sua capacidade de influenciar muitas das orientações e das políticas em matéria de educação e formação ao longo da vida, emprego e juventude, assim como estarão igualmente envolvidos os atores dos sistemas de educação, formação, ciência e tecnologia, as empresas e outras partes interessadas no tema.

FÓRUM FUTURÁLIA 2015

LER MAIS

Revista Fórum Futurália

Durante a Futurália 2015 decorreu o forum sobre o tema “Competir na economia do conhecimento” onde foi debatida e avaliada a importância e a oportunidade de internacionalização da oferta de educação e formação bem como de materiais, soluções e aplicações produzidas a nível nacional e/ou em parceria com entidades externas.

Forum Futurália